A procura por um psicólogo abrange as mais diversas situações: desde crises, rupturas, conflitos existenciais ou interpessoais até momentos de incertezas diante da vida. Todas as pessoas passam por situações em que podem se ver frente à necessidade de tomar decisões, de fazer escolhas, passar por transições: a entrada para a faculdade, o início de uma carreira profissional, o casamento, o nascimento de filhos.
O que muda diante destas circunstâncias é como cada um irá se confrontar com as mudanças e os recursos emocionais e psíquicos que mobiliza para fazê-lo. E não existe ser humano que esteja preparado para encarar toda a diversidade de situações em que a vida pode nos colocar! Assim, muitas vezes podemos estar em meio a experiências difíceis totalmente novas e para as quais não havíamos construído ainda recursos para superar.
É neste momento então que o psicólogo pode intervir, auxiliando as pessoas a fazerem suas escolhas de modo crítico, apoiando e promovendo novas descobertas até então desconhecidas. Quando quebram-se os preconceitos e há a procura por este auxílio profissional tão logo a pessoa percebe a impossibilidade de, sozinho, transpor barreiras, evita-se que as dificuldades agravem-se e tornem-se complicações psicológicas mais complexas e profundas, como as depressões e transtornos de ansiedade, cada vez mais comuns na contemporaneidade.