Um dos principais objetivos da psicoterapia para casais (mais conhecida como terapia para casal) é fornecer instrumentos e dar condições para que as pessoas compreendam a construção da própria personalidade e da personalidade do companheiro ou companheira.
Essa reflexão visa a reciprocidade. Permite perceber como e por que as pessoas tomam certas atitudes. Da mesma forma, como e porque essas atitudes afetam a outra pessoa. Grande parte dos sofrimentos da vida a dois surge dessa dificuldade de compreensão.
“Não é função do psicoterapeuta se posicionar a favor ou contra alguém. É preciso entender que não existe certo ou errado nesses casos. As pessoas estão ali para compreender quem elas são, quais são as dificuldades e porque elas acontecem.” .Andrea Hellena dos Santos, Psicóloga (CRP 12/8762).
Presente e Futuro da Vida a Dois
Da mesma forma que as pessoas envolvidas em uma relação possuem um passado individual, elas também possuem um presente e uma ideia de futuro. Projetos e objetivos individuais podem se modificar ao longo do tempo, à medida em que vivenciamos experiências novas.
“As experiências e mudanças que cada pessoa vive individualmente podem ter impacto direto no projeto comum do casal. Isso muitas vezes exige uma negociação, que pode levar a conflitos e sofrimento.” Eliane Regina Ternes Torres, Psicóloga (CRP 12/02711).
A vida a dois é uma construção e pode exigir ser revista pelas pessoas envolvidas. A terapia para casal auxilia nesse processo.
“O profissional não determina se o casal deve ou não continuar junto. Nós auxiliamos as pessoas a perceberem as diferentes possibilidades existentes e a compreenderem as consequências de cada uma delas.” Fabíola Langaro, Psicóloga (CRP 12/0799).
Como funciona a terapia para casal
A psicoterapia com base no existencialismo de Sartre compreende a formação da personalidade a partir das relações com as pessoas e com o mundo. Por isso, para que seja possível entender os conflitos, podem ser realizados encontros em conjunto.
“Nós procuramos verificar em quais circunstâncias a relação do casal iniciou, em que momento de vida cada pessoa estava, como se conheceram e como estão no presente. O caminho que realizaram é muito importante. Queremos que o casal perceba como e por que chegou até ali.” Andrea Hellena dos Santos, Psicóloga (CRP 12/8762).
A terapia para casal também envolve sessões individuais. Nelas, o profissional busca fazer com que cada pessoa compreenda a própria personalidade e o seu projeto singular. Entender como se afeta, e por que se afeta com as escolhas do outro – e como essa afetação lhe faz agir – é bastante importante.
“Esse movimento de um interferindo na ação e na emoção do outro precisa ser compreendido.” Eliane Regina Ternes Torres, Psicóloga (CRP 12/02711).
Essa compreensão permite ressignificar as dificuldades vividas. Uma das técnicas usadas para isso é a descrição individual de situações importantes para o casal.
Descrição Individual
Separadamente – para evitar confronto e culpabilização – o profissional descreve, com cada pessoa, como ela agiu e se sentiu em determinado momento. Como ficou a sua perspectiva de futuro naquela situação.
Com esse esclarecimento, afastadas da influência das emoções do momento, a tendência é que as pessoas percebam alguns elementos antes esquecidos ou não percebidos. Assim, podem ressignificar as próprias ações – e as ações do companheiro ou companheira.
“Com essa nova compreensão é possível, no futuro, planejar novas sessões em conjunto, para que cada pessoa possa perceber melhor a situação vivida pela personalidade do outro.” Fabíola Langaro, Psicóloga (CRP 12/0799).
“O sigilo é total. Na terapia para casal, as informações das consultas individuais só são compartilhadas nas consultas em conjunto com a autorização do paciente. O planejamento para isso é minucioso.” Eliane Regina Ternes Torres, Psicóloga (CRP 12/02711).
“E esse é um momento bastante significativo. Permite compreender o que o outro está vivendo e por quais motivos ele está reagindo de determinada forma. Isso é algo fundamental para a viabilização do casal.” Andrea Hellena dos Santos, Psicóloga (CRP 12/8762).
Resultados
As sessões da psicoterapia para casais proporcionam aos indivíduos um melhor entendimento dos processos que formaram e continuam formando a própria personalidade e a personalidade do companheiro ou companheira.
Assim, é possível entender como as ações, decisões e escolhas do cônjuge nos afetam, e como as nossas afetam o outro. A partir disso, é possível para o casal ressignificar os conflitos do passado, elaborar melhor as situações do presente e se lançar ao futuro com novas possibilidades.
“Não basta apenas identificar os problemas da relação. É preciso antes se compreender para, assim, entender a própria forma de agir e sentir dentro do casal.” Andrea Hellena dos Santos, Psicóloga (CRP 12/8762).
Seja qual for a decisão tomada pelo casal, a psicoterapia oferece o suporte necessário para que o processo seja feito com o menor sofrimento possível.
Quanto antes a terapia para casal for iniciada, maiores as chances de um resultado que evite sofrimentos. Assim, maior a possibilidade de ambos serem felizes. Falamos mais sobre isso neste post.
A Clínica Consciência Psicologia busca promover relações saudáveis, em busca de um futuro de superações e (re)construções. Nossos profissionais realizam a terapia para casal com ética, na busca da redução do sofrimento humano. Conte conosco!