Estamos vivendo no Brasil e no mundo uma situação incomum. A presença do Coronavírus e da doença denominada Covid-19 transformou a vida das pessoas e tem imposto desafios que nos exigem pensar em estratégias coletivas de enfrentamento. Entre as condições impostas pela presença desse vírus está a situação de distanciamento social. A medida é adotada como forma de prevenir que mais pessoas sejam contaminadas e adoeçam. Nesse período, a população é orientada a permanecer em suas casas, saindo delas somente em casos de extrema necessidade, como para fazer compras de mantimentos e medicações.
Distanciamento Social em tempos de Coronavírus
Alguns estudos apontam estressores comuns vivenciados durante uma situação de isolamento. Como diria Sartre, “somos seres sociais por excelência”, nos reconhecemos e nos constituímos por meio da relação com os outros. Assim, entre estes estressores estão o distanciamento de pessoas da família e amigos, o medo de ser contaminado ou de contaminar alguém, a dificuldade de ter acesso a suprimentos adequados (incluindo alimentos e produtos básicos), informações inadequadas, em excesso ou alarmistas, bem como as perdas financeiras geradas pelo afastamento do trabalho.
Dessa forma, em situações rotineiras, permanecer em casa pode gerar sensação de bem-estar e conforto. Pode representar um tempo livre para ocupar-se com aquilo que se gosta e atividades de lazer e descanso. Porém, em situações em que o confinamento é imposto por uma condição social e de saúde, a perda da dinâmica habitual, do contato social e físico com os outros pode gerar tédio, frustração, ansiedade, medo e sintomas de estresse pós-traumático.
Além disso, estudos apontam que quanto maior o tempo de distanciamento social, maior a possibilidade de esses sintomas se intensificarem. Da mesma forma, de permanecerem por um período para além do tempo de isolamento. Desse modo, é importante observar ações que podem ser tomadas para promover sua saúde emocional durante essa etapa, bem como prevenir agravos ou intensos quadros de sofrimento emocional.
10 Cuidados com seu Bem-estar
Abaixo, listamos dez cuidados que você pode adotar para cuidar do seu bem-estar durante o distanciamento social que vem sendo requerido em razão do coronavírus:
1. Esteja informado.
Informe-se, mas procure fontes confiáveis e evite o acesso a informações excessivas e desnecessárias. As informações são fundamentais na medida em que ajudam você e tomar decisões, compreender o que está ocorrendo e o porque das ações adotadas pelos governantes. Da mesma forma, para cuidar de si e de seus entes queridos. Porém, mais do que isso somente causará ansiedade por situações que você não poderá controlar ou reverter.
2. Busque ocupar-se de atividades prazerosas e de lazer durante o distanciamento social.
Não esqueça de tentar se divertir na medida do possível e de criar situações leves e de bom humor. Aproveite também o tempo em família, se estiver na companhia dela.
3. Mantenha uma rotina que de alguma forma lembre você da sua dinâmica diária.
Se costumava trabalhar ou estudar durante o dia, ocupe-se com leituras, cursos de aperfeiçoamento online, diálogos com colegas que possam manter você próximo ao universo ao qual era habituado. Dessa forma, você faz desse um tempo também produtivo e de desenvolvimento profissional.
4. Mantenha-se ativo da maneira como puder.
Esta é uma forma de garantir que você tenha a sensação de que este tempo de isolamento está sendo aproveitado, diminuindo a sensação de “suspensão” de planos e de espera.
5. Pense em como quer se lembrar desse momento logo após sairmos dele.
Por exemplo, você pode se recordar desse período como os dias em que colocou em ordem sua casa, esteve próximo à sua família, estudou algo que gostaria e que até então não tinha tempo ou colocou em dia tarefas que estavam aguardando resolução. Lembre-se que a rotina é organizadora de nossa condição emocional e a inatividade pode gerar desânimo e desmotivação.
6. Faça atividades físicas na medida em que puder.
Há uma série de aplicativos e orientações online para realizar exercícios em casa, como meditação, yoga, alongamentos, pular corda.
7. Cuide de sua saúde física e de sua imunidade.
Alimente-se bem, hidrate-se e evite o uso excessivo de bebidas alcóolicas. Procure dormir o número de horas suficiente para descansar.
8. Mantenha a comunicação com seus familiares e amigos com o uso de alternativas tecnológicas.
Ter a segurança de que as pessoas queridas estão bem, oferecer e receber apoio emocional de quem se ama nesse momento é fundamental.
9. Lembre-se de que cada pessoa pode fazer a diferença.
Perceba que permanecendo em isolamento, seguindo as orientações das autoridades, você está ajudando a manter outras pessoas seguras, incluindo aquelas particularmente vulneráveis. Nesse momento, o esforço, as escolhas e a colaboração individual fazem toda a diferença e o impacto é coletivo.
10. As orientações acima listadas também podem ser adotadas para as crianças.
As crianças também podem se entediar, principalmente se não houver espaços abertos em que elas possam circular e brincar. Em relação a elas, lembre-se de que essa é uma situação atípica. Então não se exija manter todas as regras (sobre telas, jogos, computadores, por exemplo) como antes. Flexibilize e lembre-se de que esse momento exigirá adaptação de todos. Explique para elas, de modo simples, o que está ocorrendo, mas permita que vocês criem juntos alternativas. Mais importante do que manter tudo em ordem nesse momento é preservar a harmonia nos relacionamentos.
Se mesmo assim você observar a persistência de sintomas como tensão, ansiedade, alterações no sono ou apetite e dificuldades para realizar suas atividades, ou se não estiver conseguindo se organizar e enfrentar este período, procure um profissional de Psicologia.
Se você já realizava psicoterapia em consultório, não interromper o acompanhamento também é uma forma de prevenir agravos e investir em sua saúde emocional. Nesse período de distanciamento social, você pode contar com os atendimentos psicológicos online oferecidos pela Consciência Serviços de Psicologia. Para saber mais sobre essa modalidade de atendimento, acesse aqui.