Blog

Resoluções de fim de ano

18/12/18

Estar feliz, com a família e com os amigos, confraternizar e agradecer costuma ser muito bom, mas nem sempre é possível – e não há necessariamente algo errado com isso. Para evitar ansiedade e lidar com as pressões que toda atmosfera do fim de ano pode gerar, é importante refletir sobre a construção dessas datas e sobre nós mesmos.

Culturalmente, construiu-se sobre essa época uma série de imagens e deveres nem sempre fáceis de cumprir, como reunir a família no Natal, trocar presentes e ter uma experiência feliz, até certo ponto “mágica”. Um Ano-novo em que podemos recomeçar do zero.

No entanto, o Natal e o Ano-novo são feitos por pessoas. Esses momentos podem ter formatos e significados diferentes para cada um de nós.

“As pessoas têm vidas e rotinas diferentes, que nem sempre se encaixam no que foi construído como o Natal ou o Ano-novo perfeitos. Entender isso ajuda a tomar decisões que promovam momentos mais significativos nas festas de fim de ano”- Fabíola Langaro, Psicóloga (CRP 12/0799).

Tempo contínuo

Uma ideia muito comum no fim de ano é a de encerramento de um ciclo e início de um outro. Com isso em mente, muitas pessoas aproveitam a data para refletir, avaliar suas ações, fazer projeções e planejamentos.

Essa oportunidade de revisão e direcionamento costuma ser bastante válida. Apesar disso, é preciso lembrar que a vida não acontece por etapas. Diferente da imagem de renovação e reinício que se tenta passar, o tempo é contínuo.

“Planejar é muito importante, pois resgata a responsabilidade e a condição de cada um de nós de construir a própria vida. No entanto, o planejamento e as revisões sobre as nossas ações não devem ser feitos apenas no fim de ano. Devem ser realizados todos os dias” – Andrea Hellena dos Santos, Psicóloga (CRP 12/8762).

Planejar e revisar as próprias ações são exercícios importantes, que podem ser feitos individualmente. No entanto, quando compartilhamos nossas experiências com a rede de amigos e família, isso tende a ficar mais forte e concreto. Assim, podemos encontrar parceiros e ajudar as pessoas ao redor a se realizarem.

“Essa é uma ótima forma de conversar e conhecer melhor quem está ao nosso redor. O fim de ano – assim como todos os outros dias do ano – pode servir para nos aproximarmos e encontrarmos parceiros na construção do dia a dia” – Eliane Regina Ternes Torres, Psicóloga (CRP 12/02711).

Resoluções de fim de ano

É importante que as reflexões e resoluções de fim de ano não fiquem restritas, nem sejam limitadas, aos protocolos e exigências dessa época – e que tenham continuidade. O planejamento deve se repetir todos os dias e servir também para valorizar o contato com amigos e família.

“Avalie o que é o Natal e Ano-novo para você. Valorize estar junto! Em vez de comprar o presente, faça o presente” – Eliane Regina Ternes Torres, Psicóloga (CRP 12/02711).

“Priorizar o contínuo é peça chave nesse momento e nos ajuda a superar as ansiedades do fim de ano” – Fabíola Langaro, Psicóloga (CRP 12/0799).

“Que as ações e os contatos do Natal e do Ano-novo se repitam em todas as épocas. É isso que nos dá o verdadeiro tecimento das relações” – Andrea Hellena dos Santos, Psicóloga (CRP 12/8762).

Reserve um tempo e um espaço para refletir sobre como as coisas estão se  encaminhando em sua vida. A Clínica Consciência Psicologia busca promover relações saudáveis, em busca de um futuro de superações e (re)construções. Conte conosco!

Por que escolher a Psicologia baseada em Sartre?

Por que escolher a Psicologia baseada em Sartre?

Adotamos a Psicologia baseada em Sartre pelos seus benefícios evidentes para a saúde e bem-estar. Desde sua concepção teórica até os resultados concretos, vivenciamos no dia a dia a certeza dos resultados que alcançamos por meio da escolha dessa forma de...

O caminho para as mudanças

O caminho para as mudanças

Na maioria das vezes, quando buscam por psicoterapia, as pessoas têm pressa para que as mudanças desejadas aconteçam. Ao mesmo tempo, com frequência ouvem: toda mudança é um processo, não ocorre de modo imediato. Mas, por que a mudança é um processo? E como ele...

2022, o ano da retomada

2022, o ano da retomada

O ano de 2022 foi um período de retomada da vida social, após a pandemia. Voltamos a participar de eventos e compromissos presenciais. Recolocamos na agenda as reuniões no ambiente de trabalho, o tempo para o happy hour, as aulas extras dos filhos, o cinema, os...

Abrir
Olá! Agende sua Consulta Aqui.