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Principais Objetivos da Terapia Infantil

10/10/18

Alterações de comportamento, problemas de relacionamento, aprendizagem e desenvolvimento. Estes são alguns dos motivos que levam os pais ou responsáveis a procurarem a psicoterapia para crianças (mais conhecida como terapia infantil).

As dificuldades podem surgir em casa, na escola e até serem observadas por outros profissionais da saúde. Nessas situações, os adultos podem sentir dificuldades para identificar as variáveis que compõem estas alterações na dinâmica das crianças e dúvidas sobre como lidar com tais demandas.

Nesse texto, vamos mostrar como o acompanhamento profissional pode lhe ajudar a esclarecer as dúvidas e a cumprir o papel de mediação que as crianças tanto precisam.

Desenvolvimento e Personalidade

Para Sartre – filósofo francês que viveu entre 1905 e 1980 – as pessoas não nascem com uma personalidade formada ou com uma essência. As nossas características são construídas à medida que nos relacionamos com outras pessoas e com o mundo, agindo sobre eles e compreendendo-os.

Para o pensamento Sartreano, “mais importante do que aquilo fizeram de nós, é o que fazemos com o que fizeram de nós”.

As crianças, mesmo muito pequenas, já estão se apropriando do seu entorno e estabelecendo uma dinâmica de ser. Apesar do curto tempo de vida, elas possuem uma história, presenciam acontecimentos e recebem informações que as lançam a fazer escolhas e a elaborar uma compreensão, ainda que espontânea, de quem são no mundo.

No entanto, por serem crianças,  o processo de escolhas é feito sem distanciamento e compreensão crítica acerca das consequências que as mesmas têm para o seu ser e para o ser dos demais. Para então se desenvolverem psicologicamente, viabilizando seu ser e suas relações, as crianças precisam da mediação dos pais e das pessoas que a cercam.

Muitas vezes, porém, os pais não possuem informações sobre o processo de constituição da personalidade ou orientações sobre como realizar a mediação de ser para seus filhos. Sentem que faltam referências e instrumentos para ensinar limites e auxiliar na construção de uma personalidade saudável. E é por isso que a psicoterapia para crianças (terapia infantil) necessita da participação e do engajamento dos responsáveis.

“Existe uma distância relativa entre as gerações atualmente. O mundo e a forma como os pais de hoje foram educados é bastante diferente do mundo e da forma como os filhos deles estão sendo educados” Fabíola Langaro, Psicóloga, CRP 12/0799.

“Por isso, os pais também podem necessitar de auxílio para distanciar-se de sua própria história e refletir criticamente sobre a educação e o suporte necessário ao filho, que pertence a outra geração” Eliane Regina Ternes Torres, Psicóloga, CRP 12/02711.

O que as pessoas compreendiam que era necessário para a criação de uma criança feliz e saudável, mudou. Muitas teorias, tecnologias e discussões surgiram nas últimas décadas.

As crianças de hoje são mais críticas e mais participativas socialmente. Elas necessitam de suporte de diálogo – e de quem as ajude a compreender o mundo e a si mesmas, por meio de uma reflexão crítica. Essa capacidade não é inata e sim aprendida na relação com os outros.Andrea Hellena dos Santos, Psicóloga, CRP 12/8762.

Objetivos com os Pais

Naturalmente, são os pais ou responsáveis que procuram o auxílio da psicoterapia para as crianças (terapia infantil). Um dos principais objetivos do trabalho é então fazer os adultos entenderem como acontece a formação da personalidade e sobre a condição de ser na infância.

A intervenção é realizada com foco nas especificidades do caso daquela criança, após identificação de quais pontos são necessários trabalhar para uma melhora do quadro.

A partir disso, pretende-se fazer com que os pais e responsáveis possam perceber como as dificuldades vividas por eles e pelas crianças foram se constituindo ao longo do tempo. Alcançada esta compreensão por parte dos pais, são abertas possibilidades de mudanças concretas na relação com a criança, que normalmente precisam ser colocadas em prática, também com o suporte do psicólogo.

“O período infantil é muito importante para a definição da dinâmica de personalidade. Os pais precisam compreender como eles se inserem nesse processo, por que se posicionam de determinadas formas e os reflexos que isso pode ter nos pequenos. E o mais importante, saber o que fazer para alcançarem estes objetivosAndrea Hellena dos Santos, Psicóloga, CRP 12/8762.

“É papel dos adultos mediar, orientar, conduzir e ajudar a criança a se apropriar do mundo ao redor, de si mesma e de suas possibilidades. No entanto, isso exige uma compreensão sobre si próprio e sobre o modo como nos constituímos sujeitos” Fabíola Langaro, Psicóloga, CRP 12/0799.

Apesar das dificuldades que podem já ser vivenciadas na infância, toda criança é um ser que estabelece relações e se apropria do mundo ao seu redor. Muitas vezes, o que os pais acreditam ser um transtorno de comportamento ou uma característica genética é, na verdade, fruto do processo histórico da criança (por mais curto que ele tenha sido).

“Um dos objetivos da psicoterapia para crianças (terapia infantil) é fazer os pais perceberem que elas já estão fazendo escolhas. Assim, eles podem ajudá-las a entenderem as consequências de cada decisão, se forem, por exemplo, permissivos ou autoritários” Eliane Regina Ternes Torres, Psicóloga, CRP 12/02711.

Objetivos com as Crianças

Outro aspecto da psicoterapia infantil é fazer com que as crianças compreendam melhor o processo pelo qual estão passando. Especialmente as maiores, que já possuem capacidade de reflexão e linguagem desenvolvidas.

Neste sentido, elas podem compreender que o problema que enfrentam, em partes, é mantido pelas escolhas que elas continuam repetindo. As crianças são levadas a compreender que elas mesmas possuem capacidade para alterar o curso desta dificuldade, passando a fazer escolhas diferentes, ou seja, modificando sua forma de ser.

“Existem, por exemplo, casos de crianças com dificuldades para fazer amizades. Assim que investigamos, costumamos perceber que elas escolhem atividades individuais. Quando ela percebe que pode aceitar jogar futebol, além de sua preferência por jogar xadrez, e que isso vai facilitar que faça novas amizades, a criança passa a fazer esta escolha, de forma crítica e direcionando-se melhor em direção aquilo que ela quer.Fabíola Langaro, Psicóloga, CRP 12/0799.

“As crianças, por falta de maturidade e de mediações, podem acreditar que os problemas são decorrentes de alguma característica inata. Com a terapia infantil, elas passam a compreender que as dificuldades podem ser consequências de uma escolha” Eliane Regina Ternes Torres, Psicóloga, CRP 12/02711.

A Clínica Consciência Psicologia busca promover relações saudáveis, em busca de um futuro de superações e (re)construções. Nossos profissionais realizam a psicoterapia para crianças (terapia infantil) com ética, na busca da redução do sofrimento humano.

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