Blog

5 Razões para fazer terapia

31/08/21

A psicologia enquanto ciência e profissão foi regulamentada em 27 de agosto de 1962. Desde então, vem crescendo e ganhando espaço na vida das pessoas, assim como se inserindo em diversos campos de atuação para além da psicologia clínica.

Ainda assim, a psicoterapia continua sendo um “carro chefe” da profissão, pelas ferramentas já criadas e consolidadas, capazes de auxiliar no desenvolvimento e na promoção de saúde das pessoas que buscam por esse trabalho. 

Nos dias atuais, grande parte da população já entende que qualquer pessoa pode fazer terapia, ou seja, que não somente as pessoas que enfrentam sofrimentos emocionais graves podem se beneficiar desse processo.

Apesar disso, constantemente observamos dúvidas das pessoas sobre por que se deveria procurar por um profissional da psicologia clínica ou sobre quais benefícios esse trabalho poderia oferecer.

Assim, embora não seja necessário ter uma razão específica para buscar por ajuda psicológica, elencamos aqui alguns motivos para iniciar essa jornada de fazer terapia.

1. Quando estiver enfrentando alguma complicação psicológica / emocional

Em algumas situações, quando uma pessoa enfrenta um sofrimento emocional grave, pode ser que procure, antes da psicoterapia, por ajuda médica, quando então pode receber algum diagnóstico e iniciar uso de medicações para essas condições.

Embora o tratamento médico seja necessário e indicado nesses casos, é comum que, sozinho, não seja suficiente para que a pessoa alcance a melhora desejada. Por essa razão, pessoas que recebem diagnósticos de depressão, ansiedade, fobia social, entre outros, têm indicação para fazer terapia, em especial para que possam compreender como chegaram a desenvolver essa complicação psicológica/emocional e que ações podem realizar para superar o sofrimento.

2. Para desenvolver autoconhecimento

Embora haja muitas formas de buscar o autoconhecimento, a psicoterapia é uma ferramenta de excelência para esse fim. Isso porque, por meio desse processo, não serão utilizadas ferramentas e conhecimentos “gerais”, mas será realizado um caminho singular de compreensão e conhecimento de si, sempre individual e intransferível. O uso de métodos científicos para conhecer a personalidade faz com que a psicoterapeuta investigue e elucide como chegamos a ser quem somos hoje, que aspectos contribuíram na constituição de nosso ser e qual é a nossa dinâmica psicológica.

Por isso, não é preciso aguardar passar por situações de difícil resolução ou mesmo impasses ou conflitos em nossa vida para buscar fazer terapia. Basta que tenhamos interesse em conhecer nosso ser em profundidade, entender porque agimos como agimos, para então realizar escolhas mais condizentes com o que desejamos viver.

3. Para ter relações mais saudáveis

Relacionar-se e sentir-se parte de um coletivo é fonte de saúde mental, pois somos seres gregários. Ou, como nos disse Sartre, “somos seres sociais por excelência”. Apesar disso, estar junto com outros nem sempre é sinônimo de boas relações. Aprendemos, desde muito cedo, padrões de comportamentos, normas e regras de convívio e padrões de comunicação que nem sempre nos garantem relações saudáveis e viabilizadoras do nosso ser.

Por essa razão, quando fazemos psicoterapia, identificamos com mais clareza que aprendizados tivemos sobre relacionamentos, sobre como as ações dos outros nos afetam e sobre como reagimos a elas. Além disso, desenvolvemos habilidades melhores de comunicação e podemos ter mais segurança sobre como nos posicionar em diversas situações. Tudo isso possibilita que seja possível expressar nosso ser às pessoas que estão ao nosso redor de modo mais assertivo, construindo relações de tecimento e reciprocidade, nos permitindo não estar na solidão.

4. Com objetivo de desenvolver habilidades emocionais

A chamada “inteligência emocional” passa pelo conhecimento desenvolvido sobre como nossas emoções acontecem e sobre a função que elas têm em nossa personalidade. Assim, em um processo de psicoterapia, vamos compreendendo como aquilo que acontece no mundo ganhou capacidade de nos afetar. Por exemplo: por que temos medo de algumas coisas e outras pessoas não? Por que algumas situações nos deixam inseguros e para outras pessoas não acontece o mesmo?

A partir desse conhecimento, teremos melhores condições para evitar sermos tomados pela emoção, a ponto de não conseguir agir de modo assertivo quando algo nos afeta. Desse modo, aumentamos a possibilidade de realizarmos ações condizentes com nossos objetivos e evitar aquelas em que nos afastamos de quem desejamos ser.

5. Para construir um sentido de propósito para sua vida

Ao longo de nossa existência, passamos bastante tempo envolvidos com tarefas e objetivos constituídos socialmente. Vamos à escola, escolhemos uma profissão ou um trabalho, lutamos para conquistar condição financeira suficiente para uma vida digna. Por vezes, estamos tão ocupados com essas metas que nem sempre paramos para pensar sobre quais são nossos desejos, sobre o que realmente valorizamos na vida ou sobre qual é o futuro que queremos construir e vivenciar.

Além disso, muitas vezes, ter uma condição material estável não garante satisfação ou a sensação de uma vida feliz. Algumas pessoas sentem falta de “algo mais”, de um sentido maior para suas ações e para sua existência. Pensar sobre esse sentido e construir um propósito para sua vida pode ser fonte de significado e bem-estar, na medida em que as escolhas cotidianas passam a estar articuladas a objetivos amplos, que podem envolver, por exemplo, ser e fazer a diferença no mundo, deixar um legado ou sentir que todo esforço realizado vale a pena.

Fazer terapia é um investimento!

Por essas e muitas razões, a psicoterapia pode ser um grande investimento em si mesmo, em qualidade de vida e na promoção de sua saúde. Permita-se conhecer e se encantar por esse processo.

Conte conosco para isso!

Por que escolher a Psicologia baseada em Sartre?

Por que escolher a Psicologia baseada em Sartre?

Adotamos a Psicologia baseada em Sartre pelos seus benefícios evidentes para a saúde e bem-estar. Desde sua concepção teórica até os resultados concretos, vivenciamos no dia a dia a certeza dos resultados que alcançamos por meio da escolha dessa forma de...

O caminho para as mudanças

O caminho para as mudanças

Na maioria das vezes, quando buscam por psicoterapia, as pessoas têm pressa para que as mudanças desejadas aconteçam. Ao mesmo tempo, com frequência ouvem: toda mudança é um processo, não ocorre de modo imediato. Mas, por que a mudança é um processo? E como ele...

2022, o ano da retomada

2022, o ano da retomada

O ano de 2022 foi um período de retomada da vida social, após a pandemia. Voltamos a participar de eventos e compromissos presenciais. Recolocamos na agenda as reuniões no ambiente de trabalho, o tempo para o happy hour, as aulas extras dos filhos, o cinema, os...

Como ser feliz no trabalho?

Como ser feliz no trabalho?

O ambiente corporativo deixou o escritório e alcançou as nossas casas, os nossos horários de lazer, adentrou a nossa família. Tornou-se comum ver alguém respondendo mensagens de trabalho no meio do jantar com os amigos ou mesmo na viagem de férias. A flexibilidade de...

Abrir
Olá! Agende sua Consulta Aqui.